Este artigo mostra o projeto de um Relógio Digital simples com 4 displays do tipo 7 Segmentos para fins didáticos.
Para a montagem é utilizada a lista de componentes:
- 1 microcontrolador da família 8051 (Atmel AT89S52);
- 4 displays 7 segmentos catodo comum (-);
- 4 transistores NPN BC337 para drive dos displays.
- 8 transistores PNP BC327 para drive dos segmentos.
- 2 botões para ajustes de hora e minuto;
- 1 cristal de 11,0592 MHz
- 2 capacitores de 33 pF para o cristal.
- 8 resistores de 330 ohms para os segmentos do display;
- 2 resistores de 10 kohms para pullup dos botões;
- 12 resistores de 10 kohms para acionamento dos transistores.
O circuito é alimentado com 5 Vcc.
O diagrama de interligação é mostrado na Figura 1.
A montagem pode ser feita em Matriz de Contatos. Veja a Figura 2.
O Vídeo a seguir mostra o Relógio Digital funcionando e a Simulação do circuito no Proteus.
Vídeo 1 - Nosso Relógio Digital com o 8051 funcionando.
O programa do 8051
O programa do Relógio Digital foi escrito em Linguagem Assembly e pode ser compilado com os Compiladores ASM51 ou Keil. No Anexo 1 você encontra o código fonte.
A interrupção do Timer1 é utilizada como base de tempo para o relógio (clock).
O programa inicia no endereço 100H.
Após a inicialização algumas variáveis são carregadas com seus valores iniciais.
O temporizador Timer1 é configurado para operar no modo 2: 8-bit com recarga automática.
Os registros TL1 e TH1, carga e recarga do Timer1, são setados com valor (255 - 225).
No final das configurações são habilitadas as interrupções do Timer1 e global.
O Timer1 é inicializado.
O programa passa a rodar em um loop infinito verificando se os botões de ajustes de hora e minuto foram pressionados e atualizando o display.
A rotina de interrupção do Timer1 é chamada a cada 244,140625 us.
Os cálculos para definir a carga do Timer1 com valor (255 - 225) estão disponíveis no Quadro 1:
; CLOCK DO RELOGIO BASEADO NA INTERRUPCAO DO TIMER 1
; OPERANDO NO MODO 1 - 8 BITS COM RECARGA AUTOMATICA
;
; CALCULOS
; FREQUENCIA DO CRISTAL f = 11.059.200 MHz
; PERIODO DO CRISTAL T = 1/f = 9,04224537037037...e-8 s
; PERIODO DE UMA INSTRUCAO = T * 12 = 1,085069444...e-6 s
; NUMERO DE INSTRUCOES EM 1 SEGUNDO = 921.600 IPS
; CARREGAMENTO DO TIMER 1 = 921.000 / 4096 = 225
; 4096 DECIMAL = 1000 HEXADECIMAL = 1 0000 0000 0000 BINARIO
Quadro 1 - Cálculos para definir o tempo da interrupção do Timer1.
As variáveis CONTADOR_L e CONTADOR_H armazenam o número de interrupções.
A cada 4096 interrupções (1000H em hexadecimal) é completado 1 segundo. A variável SEGUNDO é incrementada em 1 unidade e quando necessário as demais variáveis são incrementadas:
- UNIDADE, para a unidade dos minutos do relógio;
- DEZENA, para dezena dos minutos do relógio;
- CENTENA, para a unidade das horas do relógio;
- MILHAR, para dezena das horas do relógio.
Este relógio possui o formato de 24 horas.
O acionamento do display é feito por multiplexação. Cada dígito fica ligado por um tempo de 1 ms. Pela cintilação do olho humano enxergamos os 4 displays acesos, mas na verdade apenas um se mantém ligado!
O horário do relógio é atualizado.
A cada 500 ms o "ponto" do relógio é invertido de status, para "piscar" a cada segundo.
Os "2 pontos" do relógio são formados invertendo-se a montagem do terceiro display de 7 segmentos em 180°.
Após compilar o seu projeto com o ASM51 ou Keil você deve programar o microcontrolador 8051 com o arquivo .hex. O vídeo 8051 - O primeiro projeto - Pisca LED - Compilação e Gravação do AT89S52 mostra um exemplo de como programar o AT89S52.
Você agora pode implementar o código e criar um horário de alarme para adicionar a função de despertador para o seu Relógio Digital!
Obs:
Este é um circuito didático para ensinar o princípio de funcionamento de um relógio digital.
Para melhor precisão no relógio deve-se utilzar um Relógio de Tempo Real (Real Time Clock - RTC), como por exemplo o DS1302 com cristal de 32,768 kHz ou um microcontrolador com o módulo RTC interno.
Exemplos de circuitos com RTCC:
https://www.youtube.com/watch?v=zR0KW0H_dD4
https://www.youtube.com/watch?v=k_SVMvWyYak
O circuito também não pode ser desligado da alimentação, senão perde a hora, pois não tem bateria de backup.
Referência:
NICOLOSI, D. E. C.; Laboratório de Microcontroladores: Treino de instruções, hardware e software. São Paulo: Érica, 2002.
Anexo 1 - Código fonte do Relógio Digital com o 8051 em Assembly
; ############ RELOGIO DIGITAL COM 4 DISPLAYS DE 7 SEGMENTOS ########################
; RELOGIO DIGITAL COM HORA MINUTO E 2 PONTOS
; AJUSTE DE HORA E MINUTO ATRAVES DE 2 TECLAS
; MICROCONTROLADOR 8051 - AT89S52
; COMPILADOR ASM51 ou Keil
; JUNHO/2013 M.R.G.
; SEGMENTOS DO DISPLAY NO PORT 3
; DISPLAY CATODO COMUM (-)
; SEGMENTO ATIVO COM LOGICA NIVEL BAIXO (TRANSISTOR PNP PARA CADA SEGMENTO)
; DISPLAY UNIDADE P2.0
; DISPLAY DEZENA P2.1
; DISPLAY CENTENA P2.2
; DISLAY MILHAR P2.3
; BOTAO 1 P2.4
; BOTAO 2 P2.5
; CLOCK DO RELOGIO BASEADO NA INTERRUPCAO DO TIMER 1
; OPERANDO NO MODO 1 - 8 BITS COM RECARGA AUTOMATICA
; CALCULOS
; FREQUENCIA DO CRISTAL f = 11.059.200 MHz
; PERIODO DO CRISTAL T = 1/f = 9,04224537037037...e-8 s
; PERIODO DE UMA INSTRUCAO = T * 12 = 1,085069444...e-6 s
; NUMERO DE INSTRUCOES EM 1 SEGUNDO = 921.600 IPS
; CARREGAMENTO DO TIMER 1 = 921.000 / 4096 = 225
; 4096 DECIMAL = 1000 HEXADECIMAL = 1 0000 0000 0000 BINARIO
$MOD51
; *************** DEFINE CONSTANTES **********************************
TEMPO10MS EQU 9210
TEMPO1MS EQU 921
DISPU EQU P2.0
DISPD EQU P2.1
DISPC EQU P2.2
DISPM EQU P2.3
BOTAO1 EQU P2.4
BOTAO2 EQU P2.5
; ******************** DECLARACAO DE VARIAVEIS DA RAM ******************
UNIDADE EQU 60H ;NUMERO
DEZENA EQU 61H ;NUMERO
CENTENA EQU 62H ;NUMERO
MILHAR EQU 63H ;NUMERO
UNIDADE7SEG EQU 64H ;CARACTERE
DEZENA7SEG EQU 65H ;CARACTERE
CENTENA7SEG EQU 66H ;CARACTERE
MILHAR7SEG EQU 67H ;CARACTERE
CONTADOR_L EQU 68H ;LSB CONTADOR INTERRUPCOES T1
CONTADOR_H EQU 69H ;MSB CONTADOR INTERRUPCOES T1
SEGUNDO EQU 6AH ;ARMAZENA OS SEGUNDOS
PONTO EQU 00H ;BIT UTILIZADO PARA PISCAR 2 PONTOS
;*************** VETOR DE RESET ****************************************
ORG 000H
NOP
NOP
LJMP INICIO
;************ VETOR DE INTERRUPCAO DO TIMER 1***************************
ORG 01BH
LJMP INT_TIMER1
;************************** MAIN ***************************************
ORG 100H
INICIO:
MOV SP, #30H ;ALTERA ENDERECO DA BASE DA PILHA
;DESLIGA DISPLAYS
MOV P3, #0FFH ;DESATIVA TODOS OS SEGMENTOS
CLR DISPU ;DESATIVA TODOS OS DISPLAY
CLR DISPD
CLR DISPC
CLR DISPM
;INICIALIZA VARIAVEIS DA RAM
MOV UNIDADE, #0
MOV DEZENA, #0
MOV CENTENA, #0
MOV MILHAR, #0
MOV CONTADOR_L, #0
MOV CONTADOR_H, #0
MOV SEGUNDO, #0
CLR PONTO
;CONFIGURA TIMERS
MOV TMOD,#00100001B ;TIMER 0 MODO 1 - 16 BITS
;TIMER 1 MODO 2 - 8 BITS COM RECARGA AUTOMATICA
MOV TL1, #(255 - 225) ;CARGA DO TIMER 1
MOV TH1, #(255 - 225) ;RECARGA DO TIMER 1
LCALL ESCREVE7SEG ;TESTE DISPLAYS
SETB EA ;HABILITA FLAG DE INTERRUPCAO GERAL
SETB ET1 ;HABILITA FLAG DE INTERRUPCAO DO TIMER 1
SETB TR1 ;INICIA TEMPORIZADOR TIMER1
LOOP:
JB BOTAO1, TESTA_BT2 ;SE TECLA NAO PRESSIONADA(1) DESVIA
LCALL ACERTA_MINUTO
TESTA_BT2:
JB BOTAO2, ACIONA_DISPLAY ;SE TECLA NAO PRESSIONADA(1) DESVIA
LCALL ACERTA_HORA
ACIONA_DISPLAY:
LCALL ATUALIZA_DISPLAY
LJMP LOOP
;AJUSTE MANUAL DO MINUTO PELO BOTAO 1
ACERTA_MINUTO:
INC UNIDADE
MOV A, UNIDADE
CJNE A, #10D, INCREMENTO_MIN_FIM
ACERTA_DEZ_MINUTO:
MOV UNIDADE, #0
INC DEZENA
MOV A, DEZENA
CJNE A, #06D, INCREMENTO_MIN_FIM
MOV DEZENA, #0
INCREMENTO_MIN_FIM:
RET
;AJUSTE MANUAL DA HORA PELO BOTAO 2
ACERTA_HORA:
INC CENTENA
MOV A, CENTENA
CJNE A, #04D, ACERTA_DEZ_HORA ;VERIFICA SE COMPLETOU 24 HORAS
MOV A, MILHAR
CJNE A, #02D, INCREMENTO_HORA_FIM
MOV CENTENA, #0 ;COMPLETOU 24 HORAS ZERA O RELOGIO
MOV MILHAR, #0
AJMP INCREMENTO_HORA_FIM
ACERTA_DEZ_HORA:
CJNE A, #10D, INCREMENTO_HORA_FIM
MOV CENTENA, #0
INC MILHAR
INCREMENTO_HORA_FIM:
RET
;SUBROTINA PARA ESCRITA NOS DISPLAY
ESCREVE7SEG:
MOV P3, #00000000B ;ACENDE TODOS OS SEGMENTOS
LCALL MUX7SEG
;SUBROTINA MULTIPLEXA NUMERO NO DISPLAY - VISUALIZA 1 DISPLAY ACESO POR VEZ
MUX7SEG:
CLR DISPU ;DESATIVA TODOS OS DISPLAY
CLR DISPD
CLR DISPC
CLR DISPM
SETB DISPU ;LIGA DISPLAY DA UNIDADE
LCALL DELAY500MS ;DELAY
CLR DISPU ;DESLIGA DISPLAY DA UNIDADE
NOP
SETB DISPD ;LIGA DISPLAY DA DEZENA
LCALL DELAY500MS ;DELAY
CLR DISPD ;DESLIGA DISPLAY DA DEZENA
NOP
SETB DISPC ;LIGA DISPLAY DA CENTENA
LCALL DELAY500MS ;DELAY
CLR DISPC ;DESLIGA DISPLAY DA CENTENA
NOP
SETB DISPM ;LIGA DISPLAY DO MILHAR
LCALL DELAY500MS ;DELAY
CLR DISPM ;DESLIGA DISPLAY DO MILHAR
NOP
RET
; ############## ATUALIZA DISPLAY 7 SEGMENTOS ##########################
ATUALIZA_DISPLAY:
LCALL CONVERTE ;CONVERTE NUMERO NO CARACTER CORRESPONDENTE
;PARA O DISPLAY 7 SEGMENTOS
MOV R3, #50D ;4 X 50 X 1ms = 200 ms
;FAZ A MULTIPLEXACAO DOS 4 DISPLAYS DE 7 SEGMENTOS
LOOP_DISPLAY_CONT2:
MOV P3, UNIDADE7SEG ;MOVE CARACTER DA UNIDADE PARA DISPLAY
NOP
NOP
SETB DISPU ;LIGA DISPLAY DA UNIDADE
LCALL DELAY1MS ;DELAY
CLR DISPU ;DESLIGA DISPLAY DA UNIDADE
NOP
NOP
MOV A, DEZENA7SEG ;MOVE CARACTER DA DEZENA PARA ACC
MOV C, PONTO ;MOVE VALOR DO PONTO DECIMAL
MOV ACC.7, C
MOV P3, A ;MOVE CARACTER DA DEZENA PARA DISPLAY COM PONTO
NOP
NOP
SETB DISPD ;LIGA DISPLAY DA DEZENA
LCALL DELAY1MS ;DELAY
CLR DISPD ;DESLIGA DISPLAY DA DEZENA
NOP
NOP
MOV A, CENTENA7SEG ;MOVE CARACTER DA CENTENA PARA ACC
MOV C, PONTO ;MOVE VALOR DO PONTO DECIMAL
MOV ACC.7, C
MOV P3, A ;MOVE CARACTER DA CENTENA PARA DISPLAY COM PONTO
NOP
NOP
SETB DISPC ;LIGA DISPLAY DA CENTENA
LCALL DELAY1MS ;DELAY
CLR DISPC ;DESLIGA DISPLAY DA CENTENA
NOP
NOP
MOV P3, MILHAR7SEG ;MOVE CARACTER DO MILHAR PARA DISPLAY
NOP
NOP
SETB DISPM ;LIGA DISPLAY DO MILHAR
LCALL DELAY1MS ;DELAY
CLR DISPM ;DESLIGA DISPLAY DO MILHAR
NOP
NOP
DJNZ R3, LOOP_DISPLAY_CONT2 ;DECREMENTA E VERIFICA SE TERMINOU OS 50 LOOPS
RET
; ---------------------------------------------------------
;CONVERTE NUMERO NO CARACTER CORRESPONDENTE
CONVERTE:
MOV A, UNIDADE
LCALL COMPARA
MOV UNIDADE7SEG, A
MOV A, DEZENA
LCALL COMPARA
MOV DEZENA7SEG, A
MOV A, CENTENA
LCALL COMPARA
MOV CENTENA7SEG, A
MOV A, MILHAR
LCALL COMPARA
MOV MILHAR7SEG, A
RET
;COMPARA E CARREGA ACC COM VALOR DO CARACTER 7 SEGMENTO
;CORRESPONDENTE AO ALGARISMO DECIMAL
COMPARA:
CJNE A, #0D, COMPARA1
MOV A, #11000000B ;CARACTER 0
RET
COMPARA1:
CJNE A, #1D, COMPARA2
MOV A, #11111001B ;CARACTER 1
RET
COMPARA2:
CJNE A, #2D, COMPARA3
MOV A, #10100100B ;CARACTER 2
RET
COMPARA3:
CJNE A, #3D, COMPARA4
MOV A, #10110000B ;CARACTER 3
RET
COMPARA4:
CJNE A, #4D, COMPARA5
MOV A, #10011001B ;CARACTER 4
RET
COMPARA5:
CJNE A, #5D, COMPARA6
MOV A, #10010010B ;CARACTER 5
RET
COMPARA6:
CJNE A, #6D, COMPARA7
MOV A, #10000010B ;CARACTER 6
RET
COMPARA7:
CJNE A, #7D, COMPARA8
MOV A, #11111000B ;CARACTER 7
RET
COMPARA8:
CJNE A, #8D, COMPARA9
MOV A, #10000000B ;CARACTER 8
RET
COMPARA9:
CJNE A, #9D, COMPARA_ERRO
MOV A, #10010000B ;CARACTER 9
RET
COMPARA_ERRO: ;ERRO - NAO E ALGARISMO DECIMAL 0 A 9
MOV A, #0000000B ;ACENDE TODOS SEGMENTOS
RET
;SUBROTINA DE DELAY
DELAY500MS:
MOV R0, #50D ;50 X 10 MS = 500 MS
DELAY10MS:
MOV TL0, #LOW (65535-TEMPO10MS) ;CARREGA VALOR PARA TIMER 0
MOV TH0, #HIGH(65535-TEMPO10MS)
SETB TR0 ;LIGA TIMER 0
JNB TF0, $ ;AGUARDA FIM DA CONTAGEM
CLR TR0 ;LIMPA FLAG
CLR TF0
DJNZ R0, DELAY10MS ;DECREMENTA E VERIFICA SE TERMINOU OS 50 LOOPS
RET
;DELAY UNICO 1 MS
DELAY1MS:
MOV TL0, #LOW (65535-TEMPO1MS) ;CARREGA VALOR PARA TIMER 0
MOV TH0, #HIGH(65535-TEMPO1MS)
SETB TR0 ;LIGA TIMER 0
JNB TF0, $ ;AGUARDA FIM DA CONTAGEM
CLR TR0 ;LIMPA FLAG
CLR TF0
RET
DELAY20CICLO:
MOV R4, #20
DJNZ R4, $ ;DELAY
RET
; ############# SUBROTINA DE TRATAMENTO DE INTERRUPCAO DO TIMER 1 ###########
INT_TIMER1:
PUSH PSW ;ARMAZENA VALORES DOS REGISTROS PRINCIPAIS
PUSH ACC
MOV A, CONTADOR_L ;MOVE BYTE LSB DO CONTADOR PARA ACC
ADD A, #1D ;INCREMENTA UMA UNIDADE
JNC COMPARA_CONT_L ;DESVIA SE CARRY = 0 - VERIFICA OVERFLOW
CLR A ;ZERA BYTE LSB SE MAIOR QUE 255
INC CONTADOR_H ;INCREMENTA CONTADOR H
; COMPARA SE COMPLETOU MEIO SEGUNDO = 0800H OU 1 SEGUNDO = 1000H
COMPARA_CONT_L:
MOV CONTADOR_L, A ;RETORNA VALOR DE ACC PARA CONTADOR
CJNE A, #00D , INT_FIM ; SE NAO COMPLETOU TEMPO SAI DA INTERRUPCAO
COMPARA_CONT_H:
MOV A, CONTADOR_H ; MOVE BYTE MSB DO CONTADOR PARA ACC
CJNE A, #08H , COMPARA_1SEG ; SE NAO COMPLETOU MEIO SEGUNDO DESVIA
CPL PONTO ; COMPLETOU MEIO SEGUNDO INVERTE 2 PONTOS
COMPARA_1SEG:
CJNE A, #10H , INT_FIM ; SE NAO COMPLETOU 1 SEGUNDO SAI DA INTERRUPCAO
MOV CONTADOR_H, #0 ;LIMPA CONTADOR
INCREMENTA_1SEG:
INC SEGUNDO ;INCREMENTA SEGUNDO
CPL PONTO ; COMPLETOU MEIO SEGUNDO INVERTE 2 PONTOS
MOV A, SEGUNDO
CJNE A, #60D, INCREMENTO_FIM ;VERIFICA SE COMPLETOU 1 MINUTO
INC_UNI_MINUTO:
MOV SEGUNDO, #0
INC UNIDADE
MOV A, UNIDADE
CJNE A, #10D, INCREMENTO_FIM
INC_DEZ_MINUTO:
MOV UNIDADE, #0
INC DEZENA
MOV A, DEZENA
CJNE A, #06D, INCREMENTO_FIM
INC_UNI_HORA:
MOV DEZENA, #0
INC CENTENA
MOV A, CENTENA
CJNE A, #04D, INC_DEZ_HORA ;VERIFICA SE COMPLETOU 24 HORAS
MOV A, MILHAR
CJNE A, #02D, INCREMENTO_FIM
MOV CENTENA, #0 ;COMPLETOU 24 HORAS ZERA O RELOGIO
MOV MILHAR, #0
AJMP INCREMENTO_FIM
INC_DEZ_HORA:
CJNE A, #10D, INCREMENTO_FIM
MOV CENTENA, #0
INC MILHAR
INCREMENTO_FIM:
INT_FIM:
CLR TF1 ;LIMPA FLAG DE INTERRUPCAO DO TIMER 1
POP ACC ;RESTAURA VALORES DOS REGISTROS PRINCIPAIS
POP PSW
RETI ;RETORNA DA INTERRUPCAO
END
A linha azul é um barramento (vários fios) para não poluir a tela com várias linhas...
ResponderExcluirPara funcionar corretamente as linhas devem possuir o mesmo nome (Edit Wire Label) antes de entrar no barramento e após sair do barramento (nas extremidades) para o simulador poder "identificar" as ligações.
Boa Tarde,
ResponderExcluirComo faço para fazer um relógio igual mas com o 8086?
Olá Julia!
ExcluirNão sei como montar um relógio com o 8086.:)
Não trabalhei com o 8086.
Existe uma grande diferença entre o 8051 e o 8086:
O 8051 pertence a família MCS-51 da Intel. É um microcontrolador de 8 bits.
O 8086 é um microprocessador de 16 bits da família x86 da Intel (um dos antecessores do processador Pentium de computador).
A grande diferença é que um microcontrolador possui os periféricos já integrados dentro do mesmo chip (comunicação USART; memória ram; flash; ports de IO)!
O microprocessador tem só a unidade lógica CPU. Você terá que utilizar mais chips externos ao microprocessador para ele acionar os displays do relógio.
Olhando o chip de 40 pinos:os pinos tem diferentes funções.O 8086 não tem os pinos de IO para ligar os displays.
O conjunto de instruções também são diferentes.
Resumindo: você vai ter que reescrever todo o código, e usar um outro chip de IO para ligar os displays (e talvez mais um chip de RAM para dados, mais um chip de ROM para armazenar o programa, mais um chip de latch de dados/endereços, portas lógicas, etc).
Se você puder escolher é melhor utilizar um microcontrolador. Vai ter menos componentes para montar. Os chips atuais da ATMEL AT89S52( família 8051) por exemplo, possui memória flash que pode ser rapidamente reprogramada, ao contrário do 8051 com memória ROM ou 80C31 que precisa de memória de programa externa.
Na internet existem simuladores de arquiteturas com 8051,8086 para teste no computador,talvez te ajude. Você cria o seu programa (código fonte), compila e usa o executável no simulador.
Alguns simuladores já vem com os display, botões, etc.
Olá Júlia!
ExcluirEncontrei 2 emuladores do 8086 na internet, caso interesse...
procure no google por:
"EMU8086" - o vídeo do YouTube "Assembly 8086 - emulator tutorial part1" mostra como baixar e utilizar o assembly e emulador. Tem o link na página pra baixar os arquivos do autor do canal.
O EMU8086 também dá pra baixar do site com o título "EMU8086 v4.05 + Serial – Simulador del Microprocesador 8086 y 8088".
Com o EMU8086 dá pra montar um relógio pra ser mostrado na saída de vídeo do PC, tela do DOS.
Outro emulador você encontra com a frase "i8086emu - a cross platform intel 8086 emulator".
Este tem um plugin que mostra uma tela VGA para simular a impressão de saída em tela gráfica, inclusive colorida.
Você pode desenhar o relógio ou mostrar os números da hora em forma de saída de vídeo VGA.
Dos 2 emuladores que te falei o i8086emu é melhor pra você montar o relógio, ele tem no emulador os display 7 segmentos pra mostrar a hora.
ResponderExcluirVocê encontra a documentação em "i8086emu - a cross platform intel 8086 emulator".
Tem o manual e o i8086menu pra baixar no site.
O manual mostra a foto da placa que é emulada, tem o 8086 com muitos chips auxiliares que te falei que precisa montar pra ele funcionar (contrário do microcontrolador 8051 que faz tudo em 1 chip).
Tem os display 7 segmentos, LEDs, botões/chaves e teclado pra simular.
Muito legal mesmo pra aprender a arquitetura x86, já usei um desses emuladores com o 8051.
Alguem poderia mandar o arquivo .HEX deste projeto por favor, agradeço
ResponderExcluiraninha.paula.sa@gmail.com
Olá Ana Paula, enviei.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá, alguém poderia me enviar o arquivo deste projeto, por favor.. Agradeço desde já.
ResponderExcluirvanessanobredonascimento@gmail.com
Att,
Vanessa Nobre
Olá Vanessa Nobre, enviei.
Excluirolá amigo... gostaria que me mandasse esse projeto por email. nao consegui faze-lo no protheus e depois de tanto refazer nao encontrei o erro. obrigado
ResponderExcluirfelipemartins685@gmail.com
Olá Felipe Martins, enviei.
ExcluirOlá, Marcio, por gentileza, eu não estou conseguindo achar o erro causado no Protheus, tanto que não está dando certo, você poderia me mandar o .hex e o arquivo no protheus para o e-mail: alves.adidas@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado pela atenção!
Olá Alves, enviei.
ResponderExcluirOlá, alguém poderia me enviar o arquivo deste projeto, por favor.. Agradeço desde já. GABYPEREIRA2@HOTMAIL.COM
ResponderExcluirNO ASSEMBLY MESMO, PFVR
ExcluirOlá Gabrielle!
ExcluirEnviei...
Olá, alguém poderia me enviar o arquivo deste projeto, por favor.. Agradeço desde já. thooopoon123@gmail.com
ResponderExcluirOlá, o código está no site do blog, mas enviei no email como pediu.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir